segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

À margem de Fábio, Cruzeiro tem revelado goleiros nos últimos anos.

Jovem Gabriel foi convocado por Mano Menezes e agora defende a seleção brasileira sub-20


Desde a temporada 2005, Fábio é o dono da camisa 1 do Cruzeiro. A estabilidade do goleiro titular, entretanto, não impediu que o clube mineiro promovesse a revelação de jogadores da posição. A um grupo de arqueiros formados nas categorias de base celeste se juntou, recentemente, Douglas Pires.

Na decisão do Campeonato Brasileiro sub-20 contra o Palmeiras, o jovem goleiro ajudou o time celeste a chegar ao bicampeonato ao defender duas cobranças de jogadores da equipe paulista na disputa de pênaltis. Na pré-temporada 2011, Douglas Pires será incorporado definitivamente à equipe profissional do Cruzeiro, onde estão outros dois arqueiros que se destacaram nas categorias de base do clube mineiro.

Reserva imediato de Fábio, Rafael se destacou na Copa São Paulo de juniores em 2007, quando também ajudou na conquista de títulos ao defender penalidades na decisão em cobranças de pênaltis. No mesmo ano, ele foi o camisa 1 do time celeste que conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20 pela primeira vez.

As boas atuações nas categorias de base do Cruzeiro levaram Rafael à seleção brasileira sub-20. O goleiro cruzeirense conquistou o Campeonato Sul-Americano da categoria em 2009, na Venezuela, e foi também o goleiro titular da equipe nacional no Mundial do mesmo ano.

Outro goleiro revelado pelas categorias de base do Cruzeiro que recebeu destaque foi Gabriel, que chegou ao time profissional do clube mineiro em 2010. Aos 17 anos, ele foi convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira principal. O arqueiro cruzeirense participou de um período de treinamentos em Barcelona, depois que Gomes, do Tottenham, foi cortado por lesão.

Gabriel agora defende a seleção brasileira sub-20 que se prepara a para a disputa do Campeonato Sul-Americano. A competição determinará quais países filiados à Conmebol terão vagas nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Para Douglas Pires, a oportunidade de treinar junto com os goleiros da equipe profissional contribui para sua evolução como goleiro. “Tenho prazer de trabalhar junto com o Fábio no profissional, treinando com ele. É muito bom e gratificante trabalhar com grandes goleiros e me enquadrar junto com eles”, disse.
Com a decisão de incorporar Douglas Pires ao elenco profissional, a diretoria do clube mineiro deixa a equipe com cinco arqueiros, já que além de Fábio, Rafael e Gabriel, o time conta ainda com Flávio, que também foi revelado nas categorias de base cruzeirenses.

Agora na disputa por posição na equipe profissional, Douglas Pires espera por briga acirrada. “A diretoria vai decidir quem fica, joga ou não. Acho gostoso, a rivalidade dentro de campo. É muito bom ver que estou chegando e encostando no nível deles”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.