terça-feira, 30 de agosto de 2011

Goleiro das bolas difíceis, Renan Rocha é destaque do Brasileiro

Considerado o terceiro goleiro que mais fez defesas difíceis no Campeonato Brasileiro, camisa 1 do Furacão reconhece descuidos do setor defensivo


A fase não é tão boa para o Furacão, mas o goleiro Renan Rocha tem motivos para sorrir. Titular do Atlético-PR, ele foi reconhecido como um dos goleiros que mais foi acionado e deu bons resultados no Brasileiro. Rocha foi considerado o terceiro goleiro que mais realizou defesas difíceis no primeiro turno.

Pelo Campeonato Brasileiro, o camisa 1 atleticano soma 13 partidas e, de acordo com o levantamento, 32 defesas difíceis - ficando atrás apenas de Marcelo Lomba do Flamengo (49 defesas difíceis) e Fernando Prass do Vasco (36), empatando com Wilson do Figueirense (32).

Para chegar ao status de goleiro referência no esquema do técnico Renato Gaúcho - que foi o responsável por devolver a vaga para ele - Renan Rocha já passou por muitas dificuldades. O camisa 1, que chegou ao Furacão em 2004, estreou no Campeonato Paranaense três anos depois, quando tinha apenas 20 anos. Mas disputou apenas três jogos e, sem espaço no clube, foi emprestado para o Toledo-PR. Em 2010, partiu para o Vitória. O goleiro voltou para o Atlético-PR em 2011. No começo do ano, era reserva de João Carlos. Quando o titular perdeu a vaga no time, o substituto foi o recém-contratado Sílvio, e não Renan Rocha.

Sílvio não se firmou no gol atleticano e aí surgiu a oportunidade para Renan. Foram 15 partidas seguidas e 20 gols sofridos. Após a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil e a perda do título estadual para o rival Coritiba, o então técnico do clube, Adilson Batista, promoveu a entrada de Márcio no gol atleticano.

- Isso não me chateou. Continuei trabalhando, procurando minha oportunidade. São oito anos esperando essa chance que estou tendo agora - comentou Renan Rocha.

As Defesas Dificeis:

Entre as 32 defesas, Renan destaca três. Uma no empate por 1 a 1 com o Corinthians, na Arena. A outra, em dividida com Ilsinho, do São Paulo, em empate por 2 a 2 no Morumbi. Por fim, defesa após cabeceio de Emerson no Atletiba.

Enquanto o grande número de defesas difíceis mostra a eficiência de Renan Rocha, porém, também revela uma deficiência na marcação rubro-negra. O goleiro reconhece que a equipe ainda tem alguns "descuidos":

- Não são falhas, mas a gente tem alguns descuidos, que a gente vem corrigindo. Eu estou ali para cobrar, todo mundo se cobra de forma igual. Todo mundo fala, sem ofensa claro, para acertar ali atrás.

O próximo jogo do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro - com Renan Rocha confirmado no gol rubro-negro - está marcado para 20h30m (horário de Brasília) de quarta-feira, na Arena da Baixada.

globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.