terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fábio pode quebrar 'sina' e ser o quarto goleiro do Cruzeiro a defender a Seleção

Camisa 1 cruzeirense jamais entrou em campo pela seleção principal como atleta celeste; este feito até hoje já só foi conquistado por Raul, Dida e Gomes.
Raul, Dida e Gomes foram os únicos goleiros celestes que entraram em campo pela Seleção.

A tradição do Cruzeiro em contar com grandes goleiros em suas maiores conquistas é diretamente proporcional à dificuldade que o clube tem de emplacar arqueiros com a camisa da Seleção Brasileira. Fábio é um dos que sofrem com essa 'sina'. Convocado para a partida contra a Argentina, o atleta pode finalmente entrar em campo e representar o clube celeste, já que nem Júlio César nem Victor foram convocados. Dessa forma, Fábio é o reserva imediato de Jefferson.

O primeiro ‘injustiçado’ do Cruzeiro foi Raul. Nos anos 1960 e 1970, o camisa 1 fez excelentes atuações sob as traves celestes, mas só atuou com a ‘amarelinha’ por sete partidas.

Nos anos 1990, Dida salvou o Cruzeiro em jogos decisivos e foi peça fundamental nos principais títulos celestes da década. O goleiro foi convocado dezenas de vezes, porém, viveu à sombra do experiente Taffarel na Seleção Brasileira. Mesmo assim, Dida entrou em campo pela seleção como jogador estrelado por 15 vezes e é o recordista de atuações entre os goleiros do Cruzeiro.

Em 2003, Gomes ajudou o Cruzeiro a conquistar o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro e foi lembrado para a Seleção Brasileira. Ele disputou cinco jogos na Copa Ouro da Concacaf, todos como titular.

Se poucos goleiros do Cruzeiro vestiram a 'amarelinha', o clube celeste já cedeu dezenas de atletas de linha ao Brasil. Ao todo, 57 jogadores estrelados já representaram o clube na Seleção Brasileira e estiveram em campo em 439 jogos. O que mais vezes vestiu a amarelinha como atleta do Cruzeiro foi Wilson Piazza: 65 jogos. O que mais marcou gols foi Tostão: 36 tentos anotados pelo Brasil, como jogador celeste.

O primeiro jogador do Cruzeiro a vestir a camisa da Seleção Brasileira foi Niginho, em 1936. No total, ele disputou cinco jogos pelo Brasil e marcou dois gols.

Na extensa lista, outros jogadores de peso já representaram o clube pela Seleção, como Dirceu Lopes, Fontana, Brito, Jairzinho, Nelinho, Joãozinho, Adílson Batista, Renato Gaúcho, Ronaldo, Luisão, Gomes, Alex e Fred.

Inúmeros outros foram convocados, mas não entraram em campo, como o volante Henrique, recentemente negociado ao Santos.

O Cruzeiro representado na Seleção Brasileira:

439 vezes o Cruzeiro teve um jogador em campo vestindo a camisa da Seleção

57 atletas diferentes já entraram em campo pela Seleção como jogador do Cruzeiro

Jogador que mais vestiu a camisa da Seleção (como atleta do Cruzeiro):
Piazza, 65 partidas

Jogador que mais marcou gols pela Seleção (como atleta do Cruzeiro):
Tostão, 36 gols em 59 jogos

Primeiro jogador a vestir a camisa da Seleção:
Niginho, em 1936

Último jogador a vestir a camisa da Seleção:
Gilberto, na Copa do Mundo de 2010

Jogadores que participaram de Copas do Mundo como atletas do Cruzeiro, pela Seleção Brasileira:
Tostão – 1966 e 1970
Piazza – 1970 e 1974
Fontana – 1970
Nelinho – 1974 e 1978
Ronaldo – 1994
Dida – 1998
Edílson – 2002
Gilberto – 2010

mg.superesportes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.