quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Categoria de Base do Figueirense: Formação de goleiros é referência nacional

Responsável por uma das posições mais importantes do futebol, o preparador de goleiros tem grande participação na formação dos jogadores que optam por atuar nesta posição. Nas categorias de base, o trabalho é ainda mais reforçado e tem como objetivo preparar os atletas para que um dia atuem no futebol profissional.
No Figueirense, tradicionalmente conhecido por contar com grandes goleiros em suas equipes, a evolução desses atletas nas equipes de formação acontece constantemente. Com uma safra de atletas de muita qualidade, o alvinegro ganha neste ponto um pilar importante para a conquista de títulos nos campeonatos nacionais e estaduais de base. Prova desse bom retrospecto, quando conquistou a Taça São Paulo no ano de 2008, o goleiro daquela equipe, Gustavo Gomes, entrou para a história da competição ao se tornar o menos vazado com apenas três gols sofridos, nas oito partidas que coroaram o título do torneio nacional.

Para realizaram este eficiente trabalho de formação desde as categorias iniciais do futebol, o Figueirense conta com profissionais capacitados em todas as áreas, o que torna o alvinegro referência nacional nas categorias de base. Entre os integrantes, está Joseval Vieira (de cinza na foto), preparador de goleiros da equipe Júnior que tem o objetivo de formar os jovens goleiros para que um dia possam defender a equipe principal do Furacão. Após seis anos trabalhando no Figueirense, o preparador tem um currículo extenso na base do alvinegro com títulos estaduais e nacionais como a Taça São Paulo.

Companheiro dos goleiros no dia a dia de treinamentos e jogos, Joseval ressalta os principais fundamentos passados para um estar pronto para a categoria profissional. “Nosso trabalho de treinamentos de goleiros envolve os principais fundamentos da posição com coordenação, lateralidade, troca de direção, movimentação, situações de jogo e outros pontos importantes” revela. No Campeonato Brasileiro Sub-20, Joseval é o responsável pelos treinamentos dos goleiros do alvinegro no torneio, Neto e Luan, o primeiro com passagem pelo Figueirense no Brasileiro da Série A deste ano.

Outro fator necessário ressaltado por Joseval, é o ritmo de jogo, fundamental para manter os jogadores desta posição constantemente em evolução no processo de formação de jogadores, “Procuramos manter sempre esses atletas com bom ritmo de jogo já que se trata de uma posição diferenciada. Além de muitos treinamentos de situações de jogo, amistosos e os torneios jogamos durante o ano são as principais etapas que passamos para os goleiros no Figueirense Futebol Clube” finaliza Vieira.

Assessoria de Imprensa
Crédito: Divulgação/FFC

digauai.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.