sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PROCURA-SE UM GOLEIRO PARA A SELEÇÃO!

Por Fábio Salgueiro (*)

A seleção brasileira sofre com a falta de uma grande estrela que possa comandar a reformulação promovida pelo técnico Mano Menezes de olho na Copa do Mundo de 2014. Se não bastasse a falta de um jogador que possa fazer a diferença, dando a cara para bater e tornando-se referência com a camisa amarelinha, o treinador sofre também com a falta de um goleiro.

A dois anos da Copa do Mundo, a seleção não tem ainda um camisa 1 intocável. Júlio César, titular da última Copa do Mundo, está em baixa e já é considerado de certa forma carta fora do baralho para o Mundial de 2014.

Assim, Mano Menezes quebra a cabeça e busca caras novas para tentar achar um goleiro de nível para o time canarinho, afinal o ditado popular prega: um bom time começa por um ótimo goleiro.

O corintiano Cássio é a novidade de Mano Menezes para as partidas contra África do Sul e China, dias 7 e 10 de setembro, em São Paulo e Recife, respectivamente. Aos 25 anos, o atual camisa 1 do Alvinegro chega à seleção de forma relâmpago, após fazer uma “meia” Libertadores irretocável.

Apesar da qualidade de Cássio, a sua chamada assim, de forma repentina, no afogadilho, só prova que o desespero é grande dentro da comissão técnica brasileira.

Até mesmo no gol o martírio brasileiro é uma realidade. Afinal uma geração de campeões acabou, não havendo peças de reposição à altura. Além de Cássio, foram chamados: Jefferson (Botafogo) e Diego Alves (Valencia-ESP), duas outras apostas de Mano, mas que não arrancam suspiros.

Respeito a convocação do treinador, afinal a seleção está sendo reformulada. O jovem Rafael, do Santos, é mais um nome que tem sido chamado e, de certa forma, correspondido. Mas é ainda considerado muito novato.

Diante deste quadro, eu ousaria: convocaria Hélton, ex-Vasco e atual goleiro do Porto de Portugal. Posso bancar a convocação deste camisa 1 com argumentos, pois cubro o campeonato português, comentando jogos no Canal Bandsports, e sei o quanto Hélton é importante e eficiente na meta do Porto.

O goleiro brasileiro tem 34 anos e chegaria à Copa com 36. Para muitos, uma idade elevada para disputar um Mundial. Discordo. Vejo a convocação de outra forma...

Helton chegaria, sim, muito experiente e focado para a disputa de um torneio curto como uma Copa do Mundo. Essa seria a minha aposta.

As atuações de Hélton com a camisa do Porto são de saltar os olhos. O goleiro brasileiro é um dos destaques da equipe bicampeã portuguesa. Por isso mereceria também uma oportunidade de Mano Menezes.

A reformulação é uma necessidade no time brasileiro. No entanto, não precisa ser de 100%. Como dizem os especialistas, o gol é um cargo de confiança, então basta que o treinador tenha empatia com o camisa 1 e o banque até o Mundial. Não importa a idade...

Entre um goleiro experiente e um novato, prefiro sempre o camisa 1 mais rodado e experimentado para jogar uma Copa no Brasil.. Afinal a disputa será enorme, assim como a pressão. Mano sabe disso...

Fábio Salgueiro é comentarista do Bandsports.

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

http://bandsports.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.