terça-feira, 12 de julho de 2011

Jovens goleiros ganham espaço na dupla Gre-Nal

Marcelo Grohe e Muriel defendem jovens na posição, geralmente ocupada por experientes
Foto: Reprodução
A posição mais traiçoeira do futebol sempre pediu que os jogadores tivessem mais experiência para ostentarem a camisa 1. Mas o processo se modifica no Brasil. Aos poucos, os jovens goleiros vão tomando a meta e fecham o gol dos grandes clubes. Os dois do Sul, por exemplo, se utilizam desta tática.

Muriel e Marcelo Grohe vivem grande fase embaixo das traves. Ambos jovens, dividem o ano de 1987 como ponto inicial de suas vidas. Com apenas 24 anos, são os titulares – ainda que momentaneamente, no caso de Grohe – das metas de Inter e Grêmio no Campeonato Brasileiro. Titular incontestável, Muriel vê o processo como natural.

"Isso vem acontecendo em outros times também, goleiros novos jogando. O Marcelo foi muito bem contra o Coritiba. Está de parabéns. Trabalhou para isso. Todo mundo tem que estar pronto para jogar, nunca sabemos da oportunidade. Nós dois pudemos aproveitar a oportunidade agora", relatou Muriel.

EXPERIÊNCIA

O gremista relembra experiências passadas, quando era ainda mais garoto, para justificar o bom momento atual e reconhece que os goleiros precisam esperar mais do que jogadores de linha para entrar em campo. "Falo que a cada dia vamos evoluindo. Vamos ficando mais experiente, mais maduro. Comecei a jogar muito cedo, com 19 já participava de final de Gauchão. Para goleiro, as coisas acontecem mais tarde. Isso tudo tenho certeza que me serviu como bagagem, como experiência, para chegar agora e ajudar. Mas tenho muito o que aprender", disse Grohe.

Para Muriel, o fenômeno não para apenas em times do Rio Grande do Sul. O goleiro do Inter outros colegas jovens que também tiveram sucesso cedo. "Um exemplo é o Rafael, do Santos, é um dos mais jovens campeões da Libertadores. Tem o Renan, que saiu do Avaí para o Corinthians. Mas isso acontece na linha toda hora e no gol às vezes demora um pouco mais. É uma posição que exige experiência, mas os goleiros novos estão vindo muito bem", opinou Muriel.

As boas atuações de Grohe, no entanto, não fazem o goleiro imaginar voos maiores. Victor, com a Seleção Brasileira na Copa América, é o titular da posição, segundo o próprio garoto gremista. Já Muriel, mesmo com a permanência de Renan e Lauro no Inter, está consolidado na posição. As últimas atuações tem sido elogiadas por Paulo Roberto Falcão.

gaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.